Primeiros Passos
Primeiros passos para realizar uma venda
No parte superior do site nós temos a principal aba de navegação da plataforma contendo todos os campos de acesso do Afiliado. Nela está "Visão Geral", "Primeiros Passos", "Reservas", "Extrato de Transações", "Divulgação", "Meu Perfil" e "Fale Conosco".
Vamos começar? Clique na aba "Reservas" e logo depois "Realizar Reserva"
Abrirá uma janela com nome "Nova Reserva".
Na sequência você irá clicar na opção "+ Atividade"
Surgirá uma nova janela com nome "Adicionar Atividade". Clique na setinha do campo "Selecionar a atividade" e escolha a atividade que deseja realizar o cadastro.
Selecione a atividade desejada. Neste caso, vamos usar a atividade "Arraial d'Ajuda" como exemplo. Clique na atividade para seguir para próxima fase.
Abrirá uma janela com nome da própria atividade. Chegou a hora de selecionar a data do passeio do seu cliente.
Observação - Se as datas não estão sombreadas significa que são datas que não há saídas, que não estão disponíveis ou que já acabaram as vagas.
Assim que você selecionar a data da atividade, aparecerá em destaque a data que você escolheu, a quantidade de vagas disponíveis e a classificação de preço na seguinte ordem: "Adulto (10+)", "Crianças (04-09 anos)" e "Infantil (00-03 anos)".
Selecione a quantidade de pessoas entre as categorias "Adulto", "Crianças" e "Infantil" e clique em "Avançar".
Abrirá uma nova janela com nome destacado "Informação dos utilizadores". Aqui você irá selecionar a "Hospedagem" e o "Horário de Embarque". Caso não localize a hospedagem ou não esteja cadastrada no sistema, digite o nome da hospedagem no campo "Não localizou? Informe aqui".
Observação - Caso o passeio não possua transporte incluso, abrirá uma nova opção com nome "Local de Embarque" com os endereços de pontos de encontro.
Hospedagem
Na aba "Hospedagem", assim que você clicar na setinha, aparecerá uma lista com todos os hotéis que trabalhamos em parceria que estão cadastrados no nosso sistema.
Observação - Perceba que na frente dos nomes de cada hospedagem existe uma referência sobre a localização daquela hospedagem.
Você encontrará hospedagens cadastradas nas regiões "Coroa Vermelha", "Mutá", "Paraíso dos Pataxó", "Village", "Taperapuãn", "Mundaí", "Itacimirim", "Centro", "Balsa", "Cidade Histórica" e a opção "Não localizei minha hospedagem" para hospedagens não cadastradas.
Caso o cliente esteja hospedado em um local que não está cadastrado, você inclui de forma manual o nome ou endereço da hospedagem no campo "Não localizou? Informe aqui" e no campo sobre horários de embarque, escolha a opção "Não localizei a minha hospedagem".
Nestes casos, nós entraremos em contato com o cliente e apresentaremos os horários de embaque via WhatsApp.
Horário de Embarque
Um dos principais diferenciais da nossa empresa é o zêlo pela pontualidade. Justamente por isso é tão importante você conhecer a lógica que criamos para organizar os nossos horários de embarque.
Ter clareza sobre esse modelo que adotamos é fundamental para garantir que os passeios saiam nos horários certos e evitar atrasos. A pontualidade é um dos fatores mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e manter a credibilidade tanto da empresa quanto do parceiro que indicou: Você.
Nosso método de separação de horários de embarques leva em consideração as características de cada passeio. Os veículos utilizados e a necessidade de cada cliente. Acho válido destacar que esse método é fruto de muitas pesquisas, anos de experiência como guia de turismo e que tem se mostrado eficiente para garantir a pontualidade dos passeios.
Cada área de embarque foi designada com horários específicos levando em consideração o tempo de deslocamento necessário entre uma hospedagem até o último cliente ser embarcado e iniciar a viagem até o destino.
No vídeo abaixo compartilho com você de forma clara e objetiva um mapa com as áreas de embarque explicando como identificar em qual área o seu cliente está/estará hospedado e quais são os horários de embarque em cada área.
Os clientes também terão acesso a esses horários de embarques com antecedência acessando o campo "minhas reservas" que é a área do cliente no site da nossa empresa. Todas as informações coletadas anteriormente (nome, hospedagem, horários de embarque..) estarão disponíveis para consulta no voucher de compra do seu cliente.
No decorrer do blog iremos compartilhar um breve tutorial de como manusear essa área do cliente "minhas reservas". Vamos continuar?
Após cadastrar os horários de embarque, abrirá uma nova janela com os seguintes dados: "Nome dos passeios", "Datas", "Períodos", "Quantidade de pessoas" e "Valor" de pré-reserva da atividade.
Confira todas as informações antes de avançar. Caso identifique algum erro no cadastro, você terá a opção de editar a atividade no botão com o ícone lápis ou excluir a reserva e reiniciar todo cadastro.
Caso precise cadastar novas atividades, clique em "(+) Atividade" ou clique em "Avançar" para continuar.
Dados do cliente
Você se lembra que no início do processo de vendas é necessário recolher alguns dados obrigatórios do cliente? Esses dados são necessários para seguir com o cadastro da sua venda. Preencha os campos com suas respectivas informações: "CPF", "Nome", "E-mail" e "Telefone".
Observação - Caso o seu cliente seja estrangeiro, ative a chave estrangeiro e o campo "CPF" será alterado para "Documento".
É importante que o e-mail e o número de telefone cadastrados sejam válidos para receber informações como link de compra ou um possível contato da agência. O número de telefone é o número de whatsapp do cliente.
Clique em "Avançar".
Agora você terá acesso à um breve resumo das informações cadastradas. Caso o cliente opte por utilizar algum cupom de descontos, insira este cupom no campo "Cupom de Desconto".
Caso você perceba que é necessário compartilhar informações especiais sobre o seu cliente (Ex: Gestante, Melhor Idade, PcD..), insira essas informações no campo "Notas (opcional)"
Selecione a forma de pagamento
Observação - Recomendamos que você envie o link de pagamento para o cliente e o mesmo decida qual será a melhor opção de pagamento.
É importante destacar que, optando pelo pagamento via "PagSeguro", é possível parcelar em até 12x com juros atribuídos pela própria PagSeguro.
Optando pela "Rede", é possível parcelar em até 03x sem juros e na opção "Link da Pagamento", abrirá a opção "Pix" onde alguns passeios possuem descontos especiais para pagamentos via Pix.
Para avançar, clique em "Finalizar Reserva"
Abrirá uma nova janela com as seguintes informações:
Você pode escolher entre copiar o link e enviar para o seu cliente por algum canal de comunicação ou clicar direto na opção "Enviar via WhatsApp" e de forma automática abrirá uma janela redirecionando a conversa para o aplicativo whatsapp.
Se estiver utilizando um computador ou alguma versão deskop, abrirá uma janela neste modelo. Caso esteja usando um celular, abrirá direto no aplicativo Whatsapp.
É possível retomar o cadastro de uma nova reserva clicando na opção "Realizar Nova Reserva", ver a atual reserva na opção "Ver Reserva" ou observar as suas reservas cadastradas anteriormente na opção "Listar Reservas"
Após realizar a reserva do seu cliente, basta compartilhar as informações necessárias e apresentá-lo à sua área do cliente.